Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Relatório 22- Relações trigonométricas no triângulo retângulo


História:
A trigonometria apareceu por volta do século IV a.C, através dos egípcios. Muitas pessoas dizem que o seno, o cosseno e a tangente tenham aparecido para resolver alguns problemas gerados pela astronomia.
Conteúdo:
Seno de um ângulo agudo :



 

O seno é sempre a razão entre a medida de um cateto oposto e a medida da hipotenusa.
Nesse caso queremos descobrir o seno de x então fazemos 5 sobre 11 que será igual a medida do seno.
Cosseno de um ângulo agudo:


O cosseno é o que complementa o seno, então para calcular usamos a medida do cateto adjacente dividido pela hipotenusa.
Tangente de um ângulo agudo


Para calcular a tangente basta fazer o cateto oposto dividido pelo cateto adjacente
Tabela trigonométrica


Para calcular o seno e o cosseno utilizamos essa tabela ou uma calculadora científica.

 

Razões trigonométricas dos ângulos notáveis
Nós temos que usar essa tabela para calcular o seno,cosseno e a tangente dos ângulos de 30º, 45º e 60º


 


 

E fazemos essas operações para descobrir esses números.
Principais dificuldades:
Eu não entendi muito dessa matéria só consegui aprender o básico e estou errando os exercícios e deixando muitos em brancos porque a minha dificuldade é saber calcular com a tabela trigonométrica e é também calcular o seno,cosseno e tangente de 30,45 e 60 pois não consigo fazer essas operações com raízes,mas eu acho que se eu estudar e tentar tirar minhas dúvidas consigo entender melhor.

Exercícios que não resolvi:

p.147 ex 7,8 e 9
p.153 ex: 5,6,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20,21- pois não entendi nada que tinha que fazer .

Nenhum comentário:

Postar um comentário